O Secretário de Estado da Educação, António Leite, marcou presença na cerimónia de inauguração da primeira fase das obras de requalificação da Escola Secundária Henrique Medina, que decorreu na tarde de hoje, 20 de maio, e na qual marcaram também presença o Diretor Geral e o Delegado Regional da DGesT (Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares), respetivamente João Miguel Gonçalves e Sérgio Afonso, entre várias outras individualidades.
“Estamos perante um excelente exemplo de cooperação entre o Ministério da Educação e uma autarquia”, afirmou António Leite, reconhecendo que “nem sempre tudo corre bem”. Afiançou, contudo, que existe “uma vontade firme de resolver os problemas que ainda subsistem, de nos entendermos e chegar a bom termo”. “Estamos no bom caminho”, afirmou, considerando que “há agora uma responsabilidade acrescida, na medida em que ficou demonstrado que era possível fazer mais e melhor, e agora torna-se patentemente necessário fazer o que falta”.
Numa intervenção onde vincou que “a democratização da Educação foi sempre o que mais interessa”, o governante abordou a questão da delegação de competências que a Administração Central tem em curso, nomeadamente na Educação, garantindo que “quando o Estado faz descentralização não é para se ver livre de problemas e de responsabilidades”, mas antes para “aproximar quem tem a capacidade de resolver os problemas, dos que ganham em ser resolvidos com a proximidade”.
A terminar, saudou o Diretor da Escola Secundária Henrique Medina, João Furtado, expressando o reconhecimento do Ministério da Educação pelo seu “extraordinário trabalho”.
Ver mais
|
|