Visão e Missão da Escola

A ESHM vê-se como uma comunidade aprendente, procurando continuamente consolidar o seu perfil de escola pública curricular e humanamente inteligente, estendendo e aprofundando as suas raízes no solo particular em que se insere e continuamente afirmando a sua identidade.

É sua missão prestar um serviço de educação pública universal, promovendo a
Disciplina e a Excelência PARA Todos e POR Todos.

ESHM em grande destaque em publicação do Conselho Nacional de Educação

Foi publicado, pelo Conselho Nacional de Educação, o estudo "DICA 2023: dar a conhecer o trabalho das escolas e melhorar as políticas públicas de educação", o qual compreende um capítulo dedicado à ESHM, disponível AQUI.
Trata-se de um "retrato" que muito dignifica a organização e as práticas educativas da ESHM, resultante da análise documental e da visita à Escola de três assessoras do CNE, entre 18 e 20 de abril de 2023.
A Direção agradece a todos os membros da Comunidade Escolar o contributo que, direta ou indiretamente, conferiram a este estudo de caso, fundamental para reforçar e consolidar o reconhecimento externo da "arte de educar" da nossa instituição.

Oferta Formativa 2024/2025

2.ª Fase da requalificação da ESHM e construção do CTE de Informática

Renovação do “Selo de Qualidade EQAVET” com classificação máxima!

O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais (EQAVET) foi concebido para melhorar a qualidade da Educação e Formação Profissional. O alinhamento das instituições educativas com este Quadro de Referência é asseverado pela atribuição, por uma equipa de peritos, do Selo de Conformidade EQAVET.
Terminado o prazo de vigência do Selo de Qualidade EQAVET 2020/2023, a ESHM submeteu-se à sua renovação para o período 2023/2026, tendo obtido o Grau 3 “Alinhamento com EQAVET consolidado” - o maior dos três graus possíveis -, nos seis critérios auditados pelos peritos da ANQEP, tal como o Relatório de Conformidade com o Sistema de Qualidade EQAVET revela.
A Direção da Escola congratula-se com mais esta proeza, que reforça o seu compromisso com a qualidade e, a par da aprovação do Centro Tecnológico Especializado de Informática, garante condições propícias para a consecução de um serviço educativo de excelência ao nível da Educação e Formação Profissional. Expressa-se, nesse sentido, um sincero agradecimento a todos os agentes envolvidos no processo pelo notável trabalho desenvolvido.

Cursos de Educação e Formação Profissional - Em destaque

Congratulamo-nos com o reconhecimento pelo Ministério da Educação e consequente divulgação em dois jornais nacionais, JN e Expresso, do desempenho dos alunos dos Cursos de Educação e Formação Profissional que atingiram 100% de sucesso na taxa de conclusão dos cursos, no tempo previsto. A nossa Escola é das poucas do País a conseguir este resultado, e atingiu-o após uma melhoria sistemática em 3 anos consecutivos, passando de 75% em 2019, para 90% em 2020 e, em 2021, 100%.
E porque estes resultados só foram possíveis pelo trabalho que vem sendo desenvolvido pelos alunos, famílias e docentes, partilhamos o reconhecimento e felicitamos toda a comunidade.

 
 

Secretário de Estado da Educação presente na inauguração das obras de requalificação da Escola Secundária Henrique Medina

O Secretário de Estado da Educação, António Leite, marcou presença na cerimónia de inauguração da primeira fase das obras de requalificação da Escola Secundária Henrique Medina, que decorreu na tarde de hoje, 20 de maio, e na qual marcaram também presença o Diretor Geral e o Delegado Regional da DGesT (Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares), respetivamente João Miguel Gonçalves e Sérgio Afonso, entre várias outras individualidades.
“Estamos perante um excelente exemplo de cooperação entre o Ministério da Educação e uma autarquia”, afirmou António Leite, reconhecendo que “nem sempre tudo corre bem”. Afiançou, contudo, que existe “uma vontade firme de resolver os problemas que ainda subsistem, de nos entendermos e chegar a bom termo”. “Estamos no bom caminho”, afirmou, considerando que “há agora uma responsabilidade acrescida, na medida em que ficou demonstrado que era possível fazer mais e melhor, e agora torna-se patentemente necessário fazer o que falta”.
Numa intervenção onde vincou que “a democratização da Educação foi sempre o que mais interessa”, o governante abordou a questão da delegação de competências que a Administração Central tem em curso, nomeadamente na Educação, garantindo que “quando o Estado faz descentralização não é para se ver livre de problemas e de responsabilidades”, mas antes para “aproximar quem tem a capacidade de resolver os problemas, dos que ganham em ser resolvidos com a proximidade”.
A terminar, saudou o Diretor da Escola Secundária Henrique Medina, João Furtado, expressando o reconhecimento do Ministério da Educação pelo seu “extraordinário trabalho”.

Ver mais

 
 
 

Gabinete de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário

O Gabinete de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário (GDPSC) da Escola Secundária com 3.º Ciclo Henrique Medina de Esposende tem atualmente ao serviço 2 técnicos.

Ver mais