A Escola

A Escola Secundária com 3º Ciclo Henrique Medina, localizada em Esposende, é um estabelecimento de ensino público fundado em 1981 e recebeu a atual denominação em Junho de 1989.

QUEM SOMOS?
A Escola está localizada numa zona económica e socialmente heterogénea da cidade de Esposende. As vias de acesso e os meios de transporte permitem-lhe, ainda, receber muitos alunos de localidades periféricas com matrizes sócio-culturais diversificadas, que ajudam a criar uma vivência educativa plural. Não se fechando sobre o próprio meio citadino, desde sempre abriu as suas portas aos alunos do concelho, mantendo assim uma viva interação com comunidades urbanas e rurais geograficamente distintas, numa permuta matizada e enriquecedora de experiências e vivências.

Localização da Escola

O QUE PRETENDEMOS?
Afirmando como princí­pio norteador de toda a sua ação educativa o personalismo, que coloca a pessoa humana como sujeito de direitos e deveres em permanente inter-relação de liberdade e de responsabilidade, a Escola consagra o pluralismo ideológico e religioso, imprimindo à sua prática educativa o sentido do respeito e do apreço pela alteridade e pela diferença.

A Escola Secundária Henrique Medina assinou, no passado dia 11 de novembro de 2013, um Contrato de Autonomia com o Ministério da Educação e Ciência e promove a articulação com a comunidade, nomeadamente com as restantes Unidades Orgânicas do Concelho de Esposende, através de um Projeto Educativo de Escolas em Rede. Reconhecendo a importância da participação de Pais e Encarregados de Educação, da Autarquia local, das Associações de carácter cultural, recreativo, económico e outras, bem como de toda a comunidade escolar, a Escola organiza diferentes iniciativas que envolvem estes diferentes parceiros, numa corresponsabilização que se pretende efetiva e consequente, para o desenvolvimento da sua Missão de prestar um serviço de educação pública universal, promovendo a Disciplina e a Excelência para Todos e por Todos.

QUEM FOI HENRIQUE MEDINA?
Henrique Medina nasceu no Porto, em 18 de Agosto de 1901, filho de mãe portuguesa e de pai espanhol. Em 1919, interrompeu o curso na Escola Superior de Belas Artes para prosseguir estudos em Paris, com os Mestres Cormon e Bérard. Pintor académico na época do Modernismo, a sua carreira de retratista alcançou projeção além fronteiras.
Desde tenra idade, passava férias em casa de famí­lia, em Góios, freguesia de Marinhas, concelho de Esposende, à qual regressou definitivamente em 1974.
Faleceu a 30 de Novembro de 1988.

Conheça melhor Henrique Medina.