Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva – EMAEI

Coordenada pela Adjunta do Diretor, M. Rosa Quinta e Costa

A EMAEI, pela natureza do seu objeto (Dec. Lei n.º 54/2018, de 6 de julho), potencia o reconhecimento da mais-valia que é a diversidade dos alunos da Escola, encontrando formas de lidar com essa diferença, adequando os processos de ensino às características e condições individuais de cada aluno, mobilizando os meios de que a Escola dispõe para que todos aprendam e participem na vida da comunidade educativa. Esta estrutura apoia os conselhos de turma na identificação das barreiras à aprendizagem com que o aluno se confronta, propondo estratégias para as ultrapassar, de modo a assegurar que cada aluno tenha acesso ao currículo e às Aprendizagens Essenciais de cada disciplina, potenciando em todos e em cada um o desenvolvimento do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. A EMAEI é constituída pelos seguintes elementos permanentes:

A equipa reúne, na sua constituição permanente, essencialmente para analisar as propostas dos Conselhos de Turma/ Diretores de Turma, funciona na sala 3 do Bloco C e gere o Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA), que constitui uma estrutura de apoio agregadora dos recursos humanos e materiais, dos saberes e competências da Escola. As diferentes equipas de trabalho que integram o referido Centro de Apoio à Aprendizagem são:

1. O Núcleo de Apoio Educativo, coordenado pela docente ~Ernestina Falcão (NAE);
  2. O Serviço de Psicologia e Orientação, coordenado pelo Psicólogo Miguel Durães (SPO);
  3. A Equipa de Promoção e Educação para a Saúde (PES) – Projeto PRESSE, coordenada pela docente Cláudia Pinho;
  4. O Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno (GIAA);
  5. O Serviço de Educação Especial, representado pela docente Maria de Jesus Cepa (SEE);
  6. As salas de apoio - com foco académico (salas de apoio ao estudo), da responsabilidade da Direção;
  7. O programa de Ocupação Plena dos Tempos Escolares (OPTesc), da responsabilidade da Direção;
  8. O Serviço de Ação Social Escolar (SASE), da responsabilidade da Adjunta do Diretor M. Rosa Quinta e Costa.